domingo, 26 de julho de 2009

INDIA REJEITA TRANSGÉNICOS

A proposta de introdução de alimentos transgénicos na Índia foi rejeitada pela Comissão de Planeamento do Governo, após já ter sofrido a oposição do Ministério do Meio Ambiente. Trata-se do primeiro posicionamento público do mais importante órgão de planeamento do Governo Indiano. Segundo declarações de Abhijit Sen, membro da Comissão de Planeamento, as exportações indianas poderão ser severamente afetadas caso a Índia autorize o cultivo de alimentos transgénicos, uma vez que actualmente diversos países, entre eles os europeus, preferem os produtos indianos por eles serem “GM-Free” (livres de transgénicos).
Os promotores da biotecnologia estão a tentar aprovar na Índia variedades transgénicas de tomate, batata, berinjela e outras hortaliças.

São organismos geneticamente modificados (OGM), porque lhes foram adicionados genes de outra espécie, de forma a conferir-lhes uma característica que antes não tinham. Os avanços da ciência permitem transferir genes do ADN de um ser vivo para outro. Os genes que são transferidos para outro ser vivo passam a chamar-se transgenes.

Por norma europeia, todos os alimentos com mais de 1% de transgenes devem referir a frase "este produto contém organismos geneticamente modificados".

Uma escolha consciente...

0 comentários:

 


Templates Novo Blogger 2008