quarta-feira, 29 de julho de 2009

HOMEOPATIA

Homeopatia (do grego homoios, semelhante + pathos, doença) é um termo criado por Christian Friedrich Samuel Hahnemann (1755-1843) que designa um método terapêutico cujo princípio está baseado na similia similibus curantur ("os semelhantes curam-se pelos semelhantes"). É comumente confundida com a fitoterapia, pelos produtos usados nas suas formulações.
O tratamento homeopático consiste em fornecer a um paciente sintomático doses extremamente pequenas dos agentes que produzem os mesmos sintomas em pessoas saudáveis, quando expostas a quantidades maiores. O medicamento homeopático é preparado num processo chamado dinamização, consistindo na diluição e sucussão da substância numa série de passos.




Além da visão holística impressa em toda a obra de Hahnemann, ou seja, a visão do todo sobre as partes, há quatro princípios que orientam a prática homeopática, quais sejam:


Lei dos Semelhantes - Resultado das releituras dos Clássicos e, sobretudo, das suas próprias experiências, anuncia esta Lei universal da cura - "similia similibus curantur" - Exemplificando, um medicamento capaz de provocar, numa pessoa saudável, angústia existencial que melhora após diarréia e febre, curaria uma pessoa cuja doença natural apresente essas características.


Experimentação na pessoa saudável - A fim de conhecerem as potencialidades terapêuticas dos medicamentos, os homeopatas realizam provas, chamadas patogenesias; em geral são eles mesmos os experimentadores. Tipicamente não se fazem experiências com animais. Uma condição básica para a escolha dos provandos é que sejam saudáveis. Esses medicamentos são capazes de alterar o estado de saúde da pessoa saudável e justamente o que se busca são os efeitos puros dessas substâncias.


Doses infinitesimais - A preparação homeopática dos medicamentos segue uma técnica própria que consiste em diluições infinitesimais seguidas de sucussões rítmicas, ou seja: mistura-se uma pequena quantidade de uma substância específica em água e/ou álcool e agita-se bastante. A tese é de que essa técnica “desperte” as propriedades latentes da substância. Toma-se o cuidado de prescrever a menor dose possível, porquanto o poder do medicamento homeopaticamente preparado é grande e há pessoas sensíveis a ele.


Medicamento único - Primeiro o homeopata avalia se a natureza individual está a “pedir” intervenção com medicamento, pois esse é um dos meios que o médico tem para auxiliar a pessoa e não o único. Sendo o caso, usa-se um medicamento por vez, levando-se em conta a totalidade sintomática do paciente. Só assim é possível ver os seus efeitos, a resposta terapêutica e avaliar sua eficácia ou não. Após a primeira prescrição é que se pode fazer a leitura prognóstica, ver se é necessário repetir a dose, modificar o medicamento ou aguardar a evolução.

A Homeopatia é a segunda medicina mais utilizada em todo o mundo.

A partir de Agosto, poderá usufruir de avaliações e diagnósticos de Homeopatia no SPASO ZEN...

0 comentários:

 


Templates Novo Blogger 2008