sexta-feira, 14 de agosto de 2009

CUIDADOS DA PELE PARA O VERÃO

O sol é importante para a síntese da vitamina D na pele e fixação do cálcio nos ossos. Daí a importância das crianças estarem expostas ao sol por curtos períodos, diáriamente.
A disposição trazida pelos dias ensolarados deve ser acompanhada de moderação na hora da exposição solar. Exposições exageradas e repentinas ao sol, principalmente em pessoas de peles mais sensíveis como os loiros, quase sempre tem como resultado um nariz vermelho e rosto queimado sem bronzeado. As pessoas de pele mais sensível são as que devem ter mais cuidado, usando cremes ou loções com filtros solares. Estas pessoas têm maior propensão a ter problemas causados pelo sol, como sardas, manchas e queimaduras solares.
O sol é essencial para a vida, sendo responsável em parte pelo nosso crescimento corporal, pois participa da síntese da vitamina D. Sendo assim, devemos tomá-lo da maneira certa, e nos horários certos, sempre antes das dez e após quinze horas.

Devido a vários factores (ambientais principalmente), o sol cada vez mais "queima" a pele. Os raios solares tipo UVB são mais fortes no verão e provocam queimaduras, enquanto os tipos UVA são os que danificam a elastina o que provoca o envelhecimento precoce da pele, sendo que estes estão presentes o ano todo. Por isto, é indispensável o uso de protectores solares tanto no inverno como no verão.
Os filtros solares são produtos com capacidade para absorver, refractar e espalhar os raios solares. O FPS (fator de proteção solar) indica a quantidade de tempo que pode permanecer protegido dos raios solares. Por exemplo, se a sua pele demora 10 minutos para se bronzear (15 vezes mais tempo). Actualmente existem filtros solares com FPS desde Nº5 até ao Nº60.

Cuidados e algumas regras básicas e cuidados que todas as pessoas devem seguir:
- O uso diário de filtro solar nas áreas mais expostas (principalmente face, nuca, orelhas, mãos e demais áreas expostas). O ideal é aplicar 30 minutos antes da exposição, para aumentar o poder de penetração.

- Na face devemos usar filtro de proteção alto (acima de 15), principalmente durante o verão, além do uso constante de baton com filtro solar.

- Deve evitar o uso de perfumes junto com os filtros, pois estes podem ser fotossensibilizantes e provocar queimaduras ou manchas na pele.

- Todos devem beber muita água natural, pelos menos 2 litros por dia. Diminuir ao máximo a ingestão de bebidas alcoólicas e cigarros, que prejudicam a circulação dos tecidos e interferem no metabolismo das vitaminas A, E e C, essenciais no combate ao envelhecimento.

- Por outro lado, o consumo de verduras de cor verde-escura devem ser mais frequentes porque são ricas em vitaminas, uma das fontes mais importantes para a aparência da pele.

- A cenoura e outros legumes ou frutas de cor amarela ou vermelha são fundamentais para a pele, uma vez que são ricos em caroteno e vitamina D, que deixam a pele mais protegida contra os raios solares e mais resistente ao cancro da pele.

Por isso, aproveite bem o sol, mas com o devido cuidado...

0 comentários:

 


Templates Novo Blogger 2008