sexta-feira, 20 de março de 2009

COSMÉTICOS: APRENDA A LER OS RÓTULOS...

Imagem retirada daqui...

Os cosméticos, geralmente, são associados à beleza e ao aumento da auto-estima, mas nem sempre isso acontece e muitos destes produtos podem fazer mal à saúde.
Para conhecermos melhor este "mundo", devemos saber quais as fórmulas e os ingredientes que, quando em contacto com a pele, podem provocar irritações, alergias cutâneas e até mesmo doenças mais graves.

PARABENOS:
Os conservantes Parabenos apresentam propriedades estrogênicas, ou seja, comportam-se como se fossem o estrogênio, um hormônio feminino. O uso de parabenos em produtos cosméticos destinados à aplicação na área axilar (como desodorizantes, por exemplo) deve ser reavaliado, pois estudos recentes levantaram a hipótese de que o uso nessa região pode estar associado ao aumento da incidência de cancro da mama, o que foi confirmado em teste realizado recentemente.
Os parabenos podem ser identificados nas formulações dos cosméticos e desodorizantes com diversas nomenclaturas: Parabens, Methylparaben, Ethylparaben, Propylparaben e Butylparaben.

FORMOL:
Além da já conhecida toxicidade do formol, este conservante pode contribuir para o aparecimento de cancro induzido pela radiação ultravioleta do sol.
O consumidor pode proteger-se destas substâncias se observar cuidadosamente os rótulos traseiros das embalagens, procurando o seguinte: quatérnium-15, diazolidinil hora, imidazolidinil uréia e DMDM hidantoína.

PROPILENOGLICOL:
É um produto utilizado como diluente de outras substâncias, sendo muito usado numa variedade imensa de cosméticos. O perigo do seu uso está nos problemas de pele que ele pode desencadear, como alergias e irritações.
Para saber se o seu produto cosmético contém propilenoglicol na composição, verifique a palavra propylene glycol no rótulo traseiro da embalagem.

Os derivados do petróleo, como por exemplo, os óleos minerais, estão presentes na maioria dos produtos cosméticos, devido à sua propriedade emoliente, ou seja, hidratante.
Para saber se este componente está presente num cosmético, basta procurar no rótulo traseiro as palavras paraffin oil e mineral oil.

É importante, como consumidor, estar atento e saber distinguir os ingredientes que compõem um produto, antes de o adquirir.


ESCOLHA NATURAL E BIOLÓGICA - a mais acertada!
É muito difícil encontrar marcas de cosmética verdadeiramente naturais. Com a proliferação desta tendência de mercado e com um Marketing agressivo, inúmeras marcas apresentam-se como Biológicas quando na realidade não o são.
Os verdadeiros Cosméticos Biológicos, não contém sulfato de lauril e sódio, parabenos, corantes e aromas artificiais, petroquímicos, e outras substâncias potencialmente tóxicas. Para além disso são biodegradáveis e as plantas usadas são provenientes de agricultura biológica. Normalmente também trazem sempre o selo "BIO".
* Todas estas informações foram retiradas da revista "The Ecologist"


1 comentários:

Anónimo disse...

Hello. And Bye. fr33 pr0n this is it!

 


Templates Novo Blogger 2008